img/logo.jpg

Como extrair o óleo de Copaíba?

Durante muito tempo, as técnicas de coleta do óleo de Copaíba na Amazônia se distanciaram dos padrões de sustentabilidade ambiental, e antes na extração do produto, as arvores eram perfuradas com machados ou motosserras.


Mas agora as técnicas de manego adotadas pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, tornou o manejo mais sustentável, com o uso de Trado para perfura o tronco das arvores associados á técnicas adequadas de manejo, reduz o impacto ambiental, melhora a qualidade do óleo de Copaíba e propõem maior retorno econômico ao produtor.

 

Como extrair o óleo de copaíba

 

Considerado um produto raro na natureza, o óleo de Copaíba é encontrado apenas em 30% das arvores perfuradas, sem contar a grande variação na produtividade. As Copaíbeira podem produzir de 1 Litro até 45 litros.

 

- Qual é a melhor época para extração do óleo de Copaíba?


Pesquisadores de EMBRAPA avaliaram o comportamento produtivo de diferentes espécies de Copaíbeira no Acre, Rondônia, Roraima e Pará ente 2006 e 2009, e revelou que a época de extração do produto e a espécie da arvore, estão entre os fatores que mais influenciarão na produção e foi constatado que a quantidade de óleo extraído pode varear de estado para estado, constatando também que a melhor época para extração do óleo de Copaíba é na estação das chuvas entre os meses de Novembro e Março.

 

- Quais os cuidados na hora da extração e coleta do óleo de copaíba?


Os vasilhames para coleta do óleo deve ser lavado e secados o produtor deve avaliar cuidadosamente a arvore, definir a altura ideal do tronco e vedar o local perfurado para a entrada de insetos e infestações de doenças são procedimentos que garantem a preservação da arvore e de futuras coletas.
Para garantir a qualidade do óleo de copaíba o produto deve ser coado e acondicionado em recipiente limpo e seco e deve ficar guardado em um local seco e protegido da luz solar até ser levado ao ponto de venda.

 

Como extrair e coletar o óleo de copaíba?

 

Se você tem interesse em saber mais sobre a extração e coleta do óleo de Copaíba, você pode ter auxilio e capacitação junto com o WWF-Brasil que promove Oficinas de Boas Práticas de Manejo e Extração do Óleo de Copaíba, Acesse o www.wwf.org.br e se informe.

 

Para saber mais, veja nas categorias ao lado direito da pagina.